Como instalar?

Alguma dúvida sobre a instalação do OpenCMS? Pergunte aqui.
asjr
 Usuário
 Usuário

Como instalar?

Mensagem por asjr » 30 Set 2006, 23:44

ola sou novo no opencms e vi que o forum tambem, entao vamos movimentar.... gostaria de saber um host para pode instalar o OC e como fazer... atualmente estou usando o joomla, so que o opencms eh o melhor, me da a autonomia de gerencia varios websites.

Deiverson
 Administrador
 Administrador
Contato:

Re: Como instalar?

Mensagem por Deiverson » 11 Out 2006, 18:31

asjr escreveu:ola sou novo no opencms e vi que o forum tambem, entao vamos movimentar.... gostaria de saber um host para pode instalar o OC e como fazer... atualmente estou usando o joomla, so que o opencms eh o melhor, me da a autonomia de gerencia varios websites.
Opa, Seja Bem vindo! :D

Desculpe a demora para responder, vamos movimentar!

Eu recomendo você baixar o Tomcat 5.x e o MySQL 5.

Apos você fazer o download do OpenCMS, você descompactará um opencms.war, então basta instalar o tomcat e mandar dar um deploy nele via browser, na tela mananger do tomcat, apos isso...

Ahhhhh você já tem instalado e configurado o JDK na sua maquina?

Sobre a questão do Host, recomendo pesquisar um host fora do Brasil por causa do custo, você precisará de um host que rode Jakarta Tomcat 5.x, para interpretar os JSP´s.

[]´s

asjr
 Usuário
 Usuário

Mensagem por asjr » 20 Out 2006, 17:41

opa vlw cara....

entao nao tem jeito, tem que ser uma maquina total gerenciavel.... pq estes planos de hospedagem nao tem opiçao para instalar software.

neste caso vou ter que instalar na minha maquina e ficar testando.

exite algum outro cms tipo o opem que roda php?

Deiverson
 Administrador
 Administrador
Contato:

Mensagem por Deiverson » 22 Out 2006, 00:09

asjr escreveu:opa vlw cara....

entao nao tem jeito, tem que ser uma maquina total gerenciavel.... pq estes planos de hospedagem nao tem opiçao para instalar software.

neste caso vou ter que instalar na minha maquina e ficar testando.

exite algum outro cms tipo o opem que roda php?
Boa Noite,

Você pode procurar algum plano de hospedagem de fora do Brasil, que rode o Tomcat, as hospedagens fora do Brasil tem um custo menor.

Existe a alternativa PHP de CMS chamada Joomla que é uma evolução do Mambo. O problema é que ele roda somente em MySQL, nada de Oracle, ou qualquer outro banco... A arquitetura dele é bem limitada...

asjr
 Usuário
 Usuário

Mensagem por asjr » 22 Out 2006, 09:43

limitado demias, nao da para gerenciar o conteudo como o globo.com por sinal.... vc sabe qual o cms que o globo.com usa?

Deiverson
 Administrador
 Administrador
Contato:

Mensagem por Deiverson » 22 Out 2006, 09:51

asjr escreveu:limitado demias, nao da para gerenciar o conteudo como o globo.com por sinal.... vc sabe qual o cms que o globo.com usa?
Não sei, mas é um CMS que exporta tudo para HTML, pode até ser o OpenCMS, e assim que você publica o arquivo (ele passa da visão offline para online), é exportado, o OpenCMS consegue fazer isso, então você faz referencia com o servidor web (Apache por exemplo), a pasta com o conteudo que o OpenCMS exporta sempre que você publica no ambiente de trabalho dele...

Mas estou achando muito estranho o nome das páginas (arquivo) de noticias, por exemplo essa: "http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/[b]0 ... 602,00.htm[/b]l".

Todas as areas dinamicas e até as principais areas do menu esquerdo, por exemplo, "Politica", é linkado para algo assim: "http://g1.globo.com/Noticias/Politica/[ ... 01,00.html[/b]".

Esse padrão provavelmente estabelecido por uma politica interna da empresa, de nomeclatura de páginas que eles usam é muito estranho, usabilidade zero...

Começa sempre com "0,,", não sei se esse padrão que utilizam, é uma transformação no momento de exportação, para encapsular o nome da pagina real e garantir que seja sempre publicado o nome de página único, é bem estranho isso...

Achei alguns comentário no código fonte de uma página com dados interessantes: :D

<!-- OAS SETUP Begin -->
Provavelmente utilizam Oracle Application Server, então o CMS que usam tem que suportar Oracle, o OpenCMS oferece suporte até ao Oracle 10g!

<!-- PRINCIPAL -->
<!-- $Id: glb_gnoticias_menu_principal.jsp,v 1.9 2006/09/07 22:45:24 marcos Exp $ -->

Eu entendi que o elemento (filho) glb_gnoticias_menu_principal.jsp (que é chamado por um template principal (pai)) é o responsavel pela visualização das notícias dinâmicas do menu Notícias, da página principal, e esse element está na versão 1.9, com data de manutenção em 07/09/2006, as 22:45:24 por um sujeito chamado "Marcos"... :o

Tenho quase certeza que é o OpenCMS! :lol:
Esse arquivo em negrito, esta com um "jeitão" de ser element do OpenCMS, que é chamado por um template tipo "/template/principal.jsp".

Por que o OpenCMS tem esse conceito:
/element/banner.jsp
/element/glb_gnoticias_menu_principal.jsp
/element/rodape.jsp

E o /template/principal.jsp que é o pai, chama os filhos banner.jsp, rodape.jsp, glb_gnoticias_menu_principal.jsp etc... Irão compor um template, é bom separar as areas comportamentais dinâmicas diferentes, em elementos distintos (banner.jsp, rodape.jsp, ultimas_noticias.jsp, glb_gnoticias_menu_principal.jsp). O pai que será um template que você vinculará a pagina que você controlará, que irá cuidar disso, é bem bacana isso, filosofia Orientação a Objetos pura! :D

A ideia é:
element = filhos
template = pais

Portanto:
/element/ = pasta para armazenamento dos filhos
/template/ = pasta para armazenamento dos pais
Você consegue separar os arquivos com codigos de objetivos distintos, facilitando a manutenção, o reaproveitamento de código, além de ficar organizado...

Então já podemos descartar os CMS que utilizam liguagem Python, PHP, ASP, etc... E que não suporta Oracle!

O CMS que utiliza JSP e suporta Oracle, que eu conheça, é o OpenCMS!!! :wink:

asjr
 Usuário
 Usuário

Mensagem por asjr » 22 Out 2006, 21:02

muito bom brow... eu procurei saber e um carinha que um brow meu conhece trabalha por la e falou q o cms eh "live " alguma coisa, mais isto nao vem ao caso, mais o open tem como gerenciar o conteudo tudo o do globo.com? sao varias noticias, e elas em qualquer luga... um bom exemplo eh o globoesporte.com. vou pegar tempo para poder funçar.

Deiverson
 Administrador
 Administrador
Contato:

Mensagem por Deiverson » 22 Out 2006, 22:04

asjr escreveu:muito bom brow... eu procurei saber e um carinha que um brow meu conhece trabalha por la e falou q o cms eh "live " alguma coisa, mais isto nao vem ao caso, mais o open tem como gerenciar o conteudo tudo o do globo.com? sao varias noticias, e elas em qualquer luga... um bom exemplo eh o globoesporte.com. vou pegar tempo para poder funçar.
Aqui tem algumas empresas no mundo que usam:
http://www.opencms.org/opencms/en/suppo ... index.html

Eu participei de um projeto de intranet deveria suportar cerca de 10 mil documentos e varias areas da empresa, o OpenCMS é completamente escalavel...
"Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez." - Jean Cocteau

asjr
 Usuário
 Usuário

Mensagem por asjr » 22 Out 2006, 22:07

assim que eu baixo ele e instalo... tenho que criar algum modulo ou ele ja vem certinho para usar, criar noticias, conteudo do menu, tudo sem sair criando modulo?

Deiverson
 Administrador
 Administrador
Contato:

Mensagem por Deiverson » 22 Out 2006, 22:20

asjr escreveu:assim que eu baixo ele e instalo... tenho que criar algum modulo ou ele ja vem certinho para usar, criar noticias, conteudo do menu, tudo sem sair criando modulo?
Você precisa ter conhecimento de Java/JSP para desenvolver os templates e elementos...

asjr
 Usuário
 Usuário

Mensagem por asjr » 22 Out 2006, 22:39

blz cara... vlw pela força

Deiverson
 Administrador
 Administrador
Contato:

Mensagem por Deiverson » 24 Out 2006, 23:32

asjr escreveu:blz cara... vlw pela força
:wink:

lufer
 Usuário
 Usuário

CMS Globo

Mensagem por lufer » 15 Mar 2007, 10:19

Para quem possa estar curioso sobre qual o CMS da globo: http://www.findarticles.com/p/articles/ ... _n12925452

O nome do CMS é Vignette (um gerenciador de conteúdo comercial).

Deiverson
 Administrador
 Administrador
Contato:

Re: CMS Globo

Mensagem por Deiverson » 15 Mar 2007, 18:41

lufer escreveu:Para quem possa estar curioso sobre qual o CMS da globo: http://www.findarticles.com/p/articles/ ... _n12925452

O nome do CMS é Vignette (um gerenciador de conteúdo comercial).
Olá lufer,

Eu não tinha ouvido falar dele, deve ser bom.

Abraços,

Deiverson

moliveira
 Usuário
 Usuário

HOSPEDAGEM OPenCMS

Mensagem por moliveira » 31 Ago 2007, 12:03

para hospedar tente o www.homehost.com.br
eles tem plano java com tomcat...

Responder