Duvidas sobre Template

Encontrou algum problema ao tentar criar um novo template? Tente achar a solução aqui.
soublade
 Usuário
 Usuário

Duvidas sobre Template

Mensagem por soublade » 06 Mai 2008, 14:53

Gostaria de saber como que eu faço para criar um novo template, o mais rápido possivel

sera que alguem poderia me disponibilizar um tutorial em ingles ou portugues?

Obrigado! :lol:

Deiverson
 Administrador
 Administrador
Contato:

Re: Duvidas sobre Template

Mensagem por Deiverson » 13 Mai 2008, 14:01

soublade escreveu:Gostaria de saber como que eu faço para criar um novo template, o mais rápido possivel

Olá,

O grau de complexidade no desenvolvimento do template vai depender do comportamento que você deseja que esse template deverá possuir, vai depender principalmente com o grau de familiarização que você tem com a API do OpenCMS.

Existem 2 caminhos mais comuns para a criação de templates utilizando o OpenCMS.

Caminho 1:
Utilizando a tecnologia das Taglibs (proprias do OpenCMS, JSTL, C)

Caminho 2:
Utilizando Scriplets (Codigo Java, API do OpenCMS no meio do HTML), você terá um poder de controle maior sobre seu codigo, mas o nivel de conhecimento para programar utilizando Java será necessario, e pode ser que adicione um nivel de abstração maior.

Eu normalmente programo utilizando esses dois caminhos juntos por causa da familiaridade e experiencia que tenho e devido a alta complexidade de determinados comportamentos que preciso implementar, tem coisas que não conseguimos fazer utilizando apenas taglibs... As vezes é preciso reimplementar alguma classe para desenvolver um componente, por exemplo, um coletor randomico de determinados campos de arquivos que utiliza xml schema...

É necessario realizar alguns procedimentos no arquivo opencms-modules.xml para fazer o mapeamento entre os arquivos de definições XSD e a pagina JSP, caso você venha adotar a forma de conteudo estruturado (xml content/xml schema) para programar/montar exibição de interface com o usuario responsavel por alimentar o conteudo do site...

=]
"Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez." - Jean Cocteau

rafinhamoretti
 Usuário
 Usuário

Mensagem por rafinhamoretti » 26 Mai 2008, 17:28

Amigo eu não entendi nadinha!! vc tem skype..assim posso entrar em contato para vc me da uma luz..

Valeu :shock:

gsit19
 Usuário
 Usuário

Re: Duvidas sobre Template

Mensagem por gsit19 » 08 Ago 2008, 16:40

soublade escreveu:Gostaria de saber como que eu faço para criar um novo template, o mais rápido possivel

Procure os modelos e exemplos da Alkacon. Eles estão disponíveis na instalação comum do OpenCms e caso vc não os tenha é possível instalar cada um posteriormente (por demanda) pegando os pagotes no site oficial do OpenCms:
http://www.opencms.org/en/download/alkacon_modules.html

Responder