Ajuda para projeto de faculdade

Você escreveu ou encontrou algum bom tutorial do OpenCMS? Compartilhe aqui.
Uoxi
 Usuário
 Usuário

Ajuda para projeto de faculdade

Mensagem por Uoxi » 20 Dez 2016, 03:23

E aí, pessoal =D

É o seguinte, tenho que fazer um projeto de duas disciplinas da faculdade que são meio integradas. A ideia do projeto consiste em fazer um CMS pra gerenciar o conteúdo de um site específico (CMS só pra esse site, mais nenhum outro). Prefiro programar em Java (jsp e jsf pra web e tal)... Fiz umas pesquisas pelas interwebs, achei o OpenCMS e gostei.

Agora as dúvidas são:
Eu posso modificar o OpenCMS pra fazer ele ficar a minha cara? Isso é, cortar algumas funções dele e deixar basicamente só criar, editar e deletar páginas com a interface intuitiva do OpenCMS (me refiro ao drag and drop e o inline editor dele)?

Essa alternativa é viável?

Por onde eu começo pra fazer isso?

Melhor usar outro CMS?

Melhor criar meu próprio CMs do zero?

Alguém pode me ajudar? Valeuzão!
"If I have seen further it is by standing on the shoulders of Giants." - Isaac Newton

Deiverson
 Administrador
 Administrador
Contato:

Re: Ajuda para projeto de faculdade

Mensagem por Deiverson » 06 Jan 2017, 08:43

Olá, seja bem vindo!

Duvida 1:
Eu posso modificar o OpenCMS pra fazer ele ficar a minha cara? Isso é, cortar algumas funções dele e deixar basicamente só criar, editar e deletar páginas com a interface intuitiva do OpenCMS (me refiro ao drag and drop e o inline editor dele)?

Resposta: Você podemo modificar sim, mas se for modificar apenas a aparencia, o core dele vai ficar praticamente o mesmo.

Duvida 2:
Essa alternativa é viável?

Resposta: Não sei o teor do seu projeto, mas por questões de direito GPL, você não pode reaproveitar o codigo dizendo que foi você que fez, o que não seria uma verdade, mas você pode fazer algo hibrido, mas daria bastante trabalho e necessitaria de uma equipe bem competente para dar conta.

Duvida 3:
Por onde eu começo pra fazer isso?

Resposta: Minha sugestão é você começar fazendo a definição de escopo do seu projeto, levantando os requisitos que o seu CMS deverá ter, as funcionalidades.

Duvida 4:
Melhor usar outro CMS?

Resposta: Os CMS normalmente são complexos de serem desenvolvidos e exige bastante tempo de analise e especificação de requisitos, alem de uma boa parte pesada arquitetural mente bem polida para que funcione satisfatoriamente.

Duvida 5:
Melhor criar meu próprio CMs do zero?

Resposta: Sim, se eu estivesse no seu lugar, eu criaria um CMS simples do zero, para gerenciar as funcionalidades do site. O OpenCms para você ter ideia tem mais de 2180 classes (http://documentation.opencms.org/javado ... mmary.html) alem de uma estrutura bem complexa e organizada de tabelas e relacionamentos no banco de dados, mas se você for desenvolver um projeto de site no OpenCms, você como desenvolvedor não precisa se preocupar com relacionamento de banco, por que é transparente essa camada para você, tem que usar apenas a API do OpenCms.

Desta forma, minha sugestão é que você realize um levantamento de requisitos simples do seu projeto, seja simples senão você não vai conseguir entregar o projeto no prazo. O seu trabalho precisa de codificação? Caso não seja obrigatorio, apenas faça o projeto de especificação e planejamento da construção sem realizar a produção de codigos. Caso necessite de codigo, realize como se fosse um projeto normal, crie um cronograma de desenvolvimento e encaixe os requisitos nos prazos estimados. Recomendo você usar SCRUM no processo do seu projeto, planeje muito bem antes de começar a programar qualquer coisa para você não desperdiçar o seu tempo.
"Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez." - Jean Cocteau

Uoxi
 Usuário
 Usuário

Mensagem por Uoxi » 07 Jan 2017, 00:24

Boa noite, Deiverson!

As disciplinas levam em consideração todos os passos do desenvolvimento, inclusive tivemos bastante foco na definição de requisitos (o nome das disciplinas são Tópicos Especias em Sistemas de Informação II e Engenharia de Software).

Nesse tempo que postei a dúvida no fórum e você me respondeu, fiz um documento preliminar de requisitos do sistema. Segue o link do mesmo pra você dar uma olhada e ver a viabilidade da coisa toda.
E depois já pergunto: como fazer cms do zero? Até me assusto com isso porque não faço a mínima ideia de por onde começar. Posso usar o OpenCMS pra alguma coisa?

À propósito, estou de recesso da faculdade e voltamos só dia 02/02, então ainda temos algum tempo para eventuais leituras e estudos ;D

Documento de requisitos: https://drive.google.com/file/d/0B-HKi4 ... sp=sharing
"If I have seen further it is by standing on the shoulders of Giants." - Isaac Newton

Deiverson
 Administrador
 Administrador
Contato:

Mensagem por Deiverson » 17 Fev 2017, 16:11

Olá Uoxi,

Desculpe a demora na resposta, eu tinha configurado o fórum errado, e não defini notificações por email de tópicos, agora já configurei.

Recomendo fortemente você incluir nos requisitos o Wireframe, na pratica, o Wireframe é mais importante para validar e mostrar ao usuário do que o os Casos de Usos. O Wireframe vai te ajudar a identificar os comportamentos dinâmicos esperados do portal, e os casos de usos vai registrar o comportamento.

Eu sugiro que utilize um método ágil se puder, como o Scrum, e você escreva as Users Stories, na pratica é mais efetivo e produtivo do que o modelo padrão de especificar requisitos.
"Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez." - Jean Cocteau

Responder